Translate

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Resumo das colocações: apanhado geral das ideias


Nesta primeira etapa do blog, fizemos uma reflexão para “Conhecer o Conhecimento”.
Estamos vivendo na Sociedade da Informação, e como consequência, o volume de informação que temos de absorver a cada vez maior. É uma verdadeira avalanche. E muitas vezes estamos considerando como informação um conjunto de dados que não propicia conhecimento, pois não estão sendo interpretados nem analisados da forma correta. Mas, afinal, o que realmente é uma informação válida? Como sabemos se algo realmente é baseado em fontes verdadeiras, quando nem sabemos o que é verdade? Refletindo, chegamos a conclusão que criticar é preciso, pois somente assim saberemos escolher o que vamos considerar válido ou não. E assim, tentaremos não fazer parte da Sociedade da Desinformação, que sabe muito pouco de muitas coisas. Estamos até mesmo sem tempo para digerir as informações, refletir, e buscar informações, tendo uma postura passiva quanto a essa oferta. E é essa atitude ativa e crítica em relação às informações que cria realmente o conhecimento.
Por fim, nos deparamos com um problema moderno: como proteger os direitos autorais? Como a moda é disponibilizar informações, seja ela qual for, a preocupação em manter suas propriedades é um desafio. Porém, será que é um desafio possível de se resolver? É o que vamos descobrir. Afinal, muita gente ainda se vê meramente como consumidores de informação, ao invés de contribuir para aumentar a qualidade do conhecimento e defender essa produção de forma efetiva.
Terminamos nossas reflexões com mais dúvidas do que quando começamos o trabalho, mas isso certamente é sinal de que estamos produzindo algum conhecimento, ao invés de aceitar passivamente tudo que a sociedade nos impõe diariamente. 

domingo, 23 de setembro de 2012

Conhecimento: de imediato, agora


Em um mundo onde a diversidade de informações e as múltiplas decisões a serem tomadas fazem com que tudo que façamos tenha que ser rápido e eficiente.
Será que sobra tempo para digerirmos cada uma destas informações, a fim de que possamos alcançar a sabedoria? Ou será que nos tornamos meros admiradores e colecionadores de informações, que retiram apenas o superficial e necessário de cada uma delas, mesmo não as entendendo e dominando intelectualmente?

A necessidade desta pergunta , se baseia em uma reflexão que precisa ser feita , que é sobre a forma que a sociedade atual tem tratado estas múltiplas informações que temos acesso.

sábado, 22 de setembro de 2012

Conhecimento e suas características atuais: A CERTEZA da INCERTEZA


Estamos cada vez mais certos que a única certeza de nossas vidas é a incerteza sobre o que ela é. Ou seja, conhecer não é procurar certezas, pois a certeza de um conhecimento é cada vez mais difícil de alcançar, é procurar verdades.
E o que é a verdade? 
No mundo em que a própria verdade está em declínio, ter critérios para considerar algo verdade ou não é muito mais importante do que julgaríamos a 10 anos atrás.

Fonte:

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Conhecimento: Declaração de Independência

Estamos vivendo um mundo diferente, onde não somos mais meros "consumidores" de conhecimento e sim produtores dele. Porém muitos ainda se veem como pessoas que não precisam contribuir, pois outros já o fazem. Não seria interessante que todos contribuíssemos para no final termos uma quantidade de conhecimento bem mais ampla e qualificada?

Quem quiser ler a notícia....

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

O Problema do Compartilhamento de Arquivos Pela Internet

Texto: http://www.redepeabirus.com.br/redes/form/post?topico_id=7264

Atualmente, artistas de diversas áreas, assim como empresas associadas a suas obras, vem lutando na justiça de vários países contra a violação de direitos autorais, devido ao compartilhamento em massa de arquivos via web. Será que seria possível e viável a elaboração de um sistema de punição contra esses milhões de "infratores"?