Translate

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Google Gadgets e IGoogle: Um Ambiente Experimental Sem Muita Projeção na Web

Em 2005 o Google lançou o IGoogle, página web personalizável da empresa, criada com a tecnologia AJAX. Apesar da empresa ter anunciado em Julho desse ano que o IGoogle será desativado em 2013, esse ambiente experimental apresentou um conjunto de funcionalidades até interessantes.

Como foi publicado em nosso blog recentemente, o IGoogle possibilita que o usuário tenha numa só página um contato com diversos widgets(ou como o Google gosta de denominar, gadgets) a sua escolha. Os Google Gadgets possui uma amplitude de funcionalidades tão rica quanto aquelas que cansamos de ver em outros sites, como saber a hora e a data, previsão do tempo, notícias, alarme, tirar notas de tarefas, jogos, etc.. Mas o Google oferece widgets com alguns diferenciais também, tais como o Twitter Gadget, que integra o Igoogle com o Twitter, e o Youtube Gadget, que permite ao usuário assistir a videos do youtube pelo IGoogle.

Apos sucessivas reclamações dos usuários quanto a usabilidade e aos layouts do IGoogle, a Google decidiu em 14 de Outubro de 2011 que seu novo foco seria o Google + e que a habilidade de interagir socialmente com o IGoogle seria desativada. Em 3 de Julho desse ano, a Google anunciou em seu blog que vários de seus serviços, incluindo o IGoogle(até Novembro de 2013), seriam aposentados, devido a "evolução imprevista da web e de apps móveis".

Você pode ver aqui alguns Gadgets do Google que podem ser utilizados no IGoogle:

http://assdcc2012-2.blogspot.com/b/post-preview?token=fObxjDoBAAA.-xIni9SbekpKJ2Di-3H8mg.h3Pa1l7S1MmQnI889XiyrQ&postId=5839078780379273102&type=POST

Nenhum comentário:

Postar um comentário