Translate

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Widgets: o que é isso??



Apresentação do grupo Laranja.

12 comentários:

  1. Como o grupo mostrou os Widgets é um componente gráfico, mini-aplicativo, que possui um mercado crescente.
    Atualmente várias empresas investem nesse mercado, como a Apple, Google, Yahoo, Microsoft. O que me gerou uma duvida, o que motivou a essas grandes empresas a investirem da forma que investem hoje na produção de Widgets?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Roque, hoje as tendências são logo incorporadas pelas grandes empresas, a fim de criar vantagens competitivas para seus produtos. No caso dos Widgets, por ser um pequeno aplicativo, relativamente simples, a grande vantagem talvez seja facilitar o uso dos aplicativos e sua visualização. Com o uso cada vez maior de mobiles, os Widgets tornam-se ainda mais vantajosos, pois fornecem informações em tempo real utilizando poucos recursos e espaço.

      Excluir
    3. Roque, também podemos notar que o mercado de Widgets está em franca expansão, seja por sua incrível portabilidade ou por seu custo quase sempre nulo. Já é uma tendência o uso de widgets por grande parte dos "conectados" na web, logo as empresas enxergaram um ramo no qual podem ganhar popularidade e divulgação a um preço relativamente barato.

      Excluir
  2. Existem alguns widgets específicos utilizados para personalizar a área de trabalho do Windows 7, como o System Volume, o Tweetz, o Language Translator, entre outros. Gostaria de saber se existem widgets para personalizar a área de trabalho de outros sistemas operacionais, além do Windows.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lisandra,

      Os screenlets, por exemplo, são widgets que rodam no linux. Os Google Gadgets também são outro exemplo, que podem rodar em distribuições Linux. A compatibilidade do Google Gadgets com os gadgets escritos para o Google Desktop para Windows funcionam tão bem quanto os Universal Gadgets para o iGoogle.

      Excluir
  3. Olá Lisandra, existem sim, e muitos por sinal. Ex. de widgets para SO Linux -> http://www.instantfundas.com/2007/10/8-widget-engines-for-linux-platform.html
    Android -> http://www.androidpit.com.br/widgets-para-android
    e muitos mais...
    ;D

    ResponderExcluir
  4. O trabalho de vocês demonstrou que os Widgets facilitam bastante a vida do usuário, e tornam várias coisas mais práticas e fáceis de serem usadas ou mostradas. Os Widgets combinam bastante com Smartphones e Tablets, por serem uma plataforma portátil, de utilização rápida e simples. Com expansão do mercado de Smartphones e Tablets, vocês acham que os Widgets usados em Desktop serão deixados de lado em um futuro próximo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem o trabalho com Widgets em desktop tende a ser proporcional ao trabalho de aparelhos que possuem desktop. E o crescimento do mercado de Smartphones e Tablets pode diminuir as vendas de PC,Desk/Laptop mas nunca acabará com a mesma , uma vez que Smartphones e Tablets não tem a finalidade de substituir o computador e não se propõe a fazer tudo que ele faz.

      Excluir
  5. Gostei da apresentação de vocês e tive uma dúvida: Procurei uma Widgets do tipo acadêmico, que é usada amplamente dentro do contexto de pesquisa e aprendizado mas não achei nenhuma. Gostaria de saber se existe tal ferramenta e se caso não exista acham que é possível uma aplicação dessas para as Widgets??

    ResponderExcluir
  6. Os widgets são mini-aplicativos que podem ser explorados de várias formas. As widgets disponibilidas pelo Windows, por exemplo, dão conta de funcionalidades interessantes e úteis de forma amigável.

    É possível que haja interesse em iniciativas paralelas de criação de widgets de Desktop sem vinculação com a WEB ?

    ResponderExcluir
  7. Um exemplo de widget é o disponibilizado pela uol: http://noticias.uol.com.br/widgets/

    Pensando nos usos possíveis de widgets, qual seria o objetivo do blog que inclui o widget da uol, assim como widgets em geral? Ou seja... qual vantagem o autor do blog teria ao fazer isso?

    ResponderExcluir